quinta-feira, 13 de junho de 2013

TEM RISSÓIS?

         Crónicas DO ANTÓNIO

TEM RISSÓIS?



- Boa tarde Sr. João!
- Boa tarde, pequeno, que queres hoje aqui da pastelaria?
- Tem rissóis? O meu pai gosta muito deles.
- E os meus são bons, já se sabe.
- Sr. João, dê-me então quatro, o meu pai não gosta muito da comida do hospital, e assim sempre vai comendo alguma coisa.
- Certo, aqui tens. E o teu pai está melhor da operação?
- Ele diz que sim, não sei...
- Se ele diz que sim, é porque vai estando melhor.
- Sabe, eu ouvi-o a falar com um senhor já de idade que está na cama ao lado, e foi isso que ele disse.
- Bom vai lá. Queres que guarde uns de camarão para amanhã?
- Era bom, e quando vier da escola venho cá buscá-los.
- Vai descansado que eu guardo.
Se os garotos fossem todos como este... Dez ou doze anitos e ...
- Boa tarde, Sr. João!
- Voltaste cedo!
- Queria levar mais dois, a minha semanada não dá para mais.
- A tua semanada? Mas não é o teu pai que paga ou a tua mãe?
- Os outros, sim, estes não. O senhor da cama ao lado ficou com os olhos nos rissóis, o meu pai deu-lhe um e o senhor ficou muito contente. Eu é que quero dar-lhe mais!
- Entendo...
- Sabe, o tal senhor é muito mais velho que o meu pai e nunca lá vimos família a visitá-lo.
- Se calhar moram longe...
- Talvez, Sr. João...
- Bem, Daniel, leva lá estes rissóis que a D. Helena  acaba de fritar, vá anda, que sou eu que ofereço.
Estas famílias...tudo bem enquanto nos mexemos, caiem-nos os dentes e tropeçam as pernas, e pronto, se morre a mulher não há familiares com tempo para nós, prefiro morrer depressa! E o garoto anda há oito dias a levar comida ao velhote!
- Olá! Vens buscar mais alguma coisa para levares ao teu pai?
 - Não, não é isso. O meu pai já está em casa há cinco dias, mas o outro senhor ainda lá está.
- E levas os...?
- Sabe, Sr. João, o senhor já não se lembra bem das coisas, julga que sou neto dele, fica feliz de me ver, faz-me festas e chama-me Alfredinho...pergunta-me quando é que volto lá a casa dele na Bairrada, fica com uma cara tão contente! E ele gosta do que lhe levo!
- Acredito!
- Tem rissóis de leitão?


António Nunes de Almeida

13 junho 2103

1 comentário: