quarta-feira, 2 de abril de 2014

LISTA DE COMPRAS

- Leonardo, tens tudo aí anotado na lista?
- Sim, querida.
- Não te falta nada? Tens a certeza?
- Não e sim, querida.
- Vê bem, que depois é tarde.
Quase quarenta anos de casamento e ainda tenho que responder às mesmas perguntas, só porque me esqueci de levar as alianças no dia em que elas eram mais precisas...
- Puseste na lista os culotes novos?
Ainda não percebeu que já ninguém usa culotes, leva tempo a chegar ao século em que estamos...
- Sim, querida, mas chamei-lhes collants.
- Collants? Mas isso não é para as desavergonhadas de agora? Também há para homem?
- Sim, querida, mas posso chamar-lhes ceroulas.
- Ah, isso sim, sei que é vestimenta de cavalheiros!
Deve ser. Se investigasse um Eça qualquer no fim do século de 19, era bem capaz de ver ceroulas...Mas para quê discutir com a Maria Eduarda? Eu uso boxers!
- Vamos?
- Tenho estado à espera...desde as onze horas...
- Que queres? Uma senhora tem que se arranjar, que sabes tu de dignidade feminina?
- Nada, minha querida, nada!
- Vês? Se calhar é melhor almoçarmos antes que os restaurantes fechem já às três e só fazer as compras depois...
- Como quiseres, querida...
- E deixa esse ar enfastiado. Afinal já te aturo há quase meio século e..
Ela continuou a falar, a querida, mas não garanto que a estivesse a ouvir. Afinal basta largar uns "Sim, querida" a espaços de meia hora, para que a "conversa" flua convenientemente e ao agrado da Maria Eduarda. Ainda percebi ..." dou-te carinhos e amor e tu pagas-me com as horas que ...". Tomara que ela  não se tenha apercebido do meu sorrisinho amarelado pálido! Dá-me carinhos e amor?? Ora não está mal, não senhora! Sexo, é que devia ser a realidade, e nunca foi. Meio século (quase...) de fazer amor em posição missionária, não é bem alcunhada de amor e carinhos. A Maria Eduarda tem a cabeça no século dezanove e a ideia de  sexo ainda antes, nas freiras eduardinas onde andou, que lhe ensinaram a posição que o deus delas achava ser a única aceitável para a procriação! Quarenta anos daquilo! E felizmente que há vinte que não reza antes de se começar! E a reza só acabou porque quando chegava ao ámen...eu já tinha adormecido!
- Leonardo! E o dominó para o miúdo, puseste no rol?
- Sim , querida. Mas agora já se chama iPad, e tem mais jogos!
- Vê lá não me canses as crianças com correrias! O dominó está muito bem, é sossegado e ajuda a desenvolver a inteligência.
Francamente não sei onde é que esta Maria Eduarda tem andando nestes "últimos duzentos" anos! Dominó? Talvez o do avô dela!
- Leonardo! A prenda para...
Odeio o padrinho que me crismou de Leonardo! Sou do Porto, não do Sporting, de leão nada tenho e esta mulher faz-me sentir um gato rafeiro a comer espinhas no telhado que nem será o meu! Antes me chamara Bichano, estava mais na verdade. E afinal, as minhas "amigas" é o que já me chamam, meu bichaninho careca!
- Leonardo! Se calhar não puseste a camisinha para a senhora da paróquia?
- Sim, pus, querida! Mas privei-me de lhe dizer que camisinha é que tinha posto, não bem para uma senhora de paróquia.... A Eduarda mesmo se eu lhe dissesse qual, não entenderia nem a diferença nem o objeto.
Há pessoas que preferem ser enganadas para viverem felizes. É como certos povos que se deixam roubar se imperar o silêncio e a calma nas ruas.
- Leonardo, anda, temos que ir visitar a Clotilde que nos convidou para o chá de caridade!
- Sim, querida.
- Leonardo, já comprámos tudo, falta alguma coisa?
- Sim, querida, falta.
- O quê, meu Leonardinho?
- Pastilhas de cianeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário